Com sucesso, Ilhéus sediou 2º Conselho Distrital do Lions Clube da Bahia

 

Leões de diversas partes da Bahia estiveram reunidos em Ilhéus no último sábado, 17, no auditório do Opaba Praia Hotel.  O objetivo do encontro foi realizar o 2º Conselho do Distrito LA2, que engloba todos os Lions Clubes da Bahia. O evento teve como orador o Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA, CC Laércio Palha de Mattos Pereira, de Belém do Pará, e como patrono escolhido pelo clube, o companheiro leão, Eduardo Chalhoub (em memória).

Durante o encontro, foram apresentadas as atividades em desenvolvimento por cada clube da Bahia, como arrecadações de alimentos, agasalhos, ações de inclusão digital, de apoio ao desenvolvimento da mulher, de promoção à saúde, apoio aos idosos e crianças, atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, dentre outras atividades. Cada assessor da governadoria e presidentes de divisões apresentaram um balanço de suas atividades e foi reforçada a importância de envolver as famílias nas atividades dos clubes.

Em comemoração ao mês de combate ao Diabetes, os participantes receberam bolas azuis e foram convocados a disseminar as informações sobre a prevenção à doença em seus clubes. Também foi apresentada a proposta de organizar e publicar um material contando a história de cada clube de Lions da Bahia, a fim de que suas importantes ações não fiquem perdidas no tempo.

Durante o encontro foram feitas duas homenagens a leões que dedicaram boa parte de suas vidas ao leonismo e faleceram recentemente. Um deles foi Valdomiro Borges de Souza, pai do ex-governador César Borges, que se ainda estivesse vivo, seria o mais antigo membro do Lions Clube da Bahia e fundador da sede do distrito LA2 no Pelourinho, em Salvador. Seus dois filhos são membros do Lions e continuam desenvolvendo as atividades às quais o pai tanto se dedicou. O presidente do Conselho dos Governadores, Laércio Palha, contou que os amigos de Valdomiro Borges que acompanharam toda a sua trajetória costumam dizer que “sua vida é um livro a ser lido e um terço a ser rezado”.

Outra homenagem foi ao empresário Eduardo Chalhoub, escolhido para ser o patrono do evento, em memória. Eduardo completou nesse ano seus 30 anos dedicados a servir no Lions Clube Ilhéus Centro, onde foi presidente por duas gestões e sua esposa Celeste Chalhoub também foi uma das poucas mulheres a ocupar a presidência do mais antigo clube de Lions de Ilhéus. Eduardo foi um dos mais atuantes companheiros do clube, e se envolveu com muito amor e dedicação em todas as atividades que pudessem beneficiar as pessoas com maiores necessidades. Sua família recebeu a homenagem feita pelo Lions Internacional durante o evento.

O governador do Distrito LA2, Jehovah Cardoso Moura, aproveitou para solicitar que todos os clubes mantivessem suas atividades permanentes e reforçou um pedido feito pelo presidente internacional do Lions, de lutar contra o analfabetismo. “Peço que sejam criativos e empenhados no atendimento a esta importante solicitação, engajem seus clubes nesta luta pelo bem de todos”, afirmou. Ele elogiou o crescimento do número de associados nos clubes e anunciou que em abril de 2013, todos deverão retornar à cidade de Ilhéus para a grande convenção do Lions Clube, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril.